FAQ

Publicado: Terça, 02 Julho 2019 18:25 | Última Atualização: Quarta, 17 Julho 2019 16:57 | Acessos: 416

1- Quando vai abrir edital para intercâmbio?
O edital de intercâmbio de curta duração, em parceria com Universidade de Tóquio NODAI/ISS é realizado no primeiro semestre. O edital de intercâmbio de longa duração RJP ocorre no segundo semestre. O edital do Ibero Americanas/Santander, é lançado até julho.

2- Todo edital tem bolsa?
Nos editais que são lançados pelo Santander geralmente disponibilizam  bolsa.
Nos editais que são lançados pela NODAI, o pagamento de bolsas depende do governo Japonês.

3- Tem edital todo ano?
Geralmente, todos os anos Editais são publicados.

4- Posso fazer Mobilidade a qualquer tempo?
O aluno que desejar fazer mobilidade por conta própria, pode realizar mobilidade a qualquer tempo, respeitando as normas e o início do calendário acadêmico das instituições de ensino.

5- Quais os documentos necessários para fazer Mobilidade?
Carta de aceite da universidade de destino;
Anexo I e Anexo II da Resolução N. 304/2016 da UFRA;
Comprovante de passagens; e,
Seguro viagem (para viagens internacionais).

6- Quem é o responsável por contatar com a Universidade de Destino?
O aluno interessado entra em contato com a Universidade de destino de sua preferência, salvo disposições contrárias.

7- Tem modelo de carta de recomendação?
Não. O documento é livre, a ACII não possui um modelo de carta pré-estabelecido.

8- O comprovante de Inglês tem que ser do TOEFL?
Depende da situação! Em alguns Editais é possível que o aluno comprove o nível avançado em inglês por meio de certificados de escolas de idiomas credenciadas. O TOEFL só será exigido se esta for uma condição expressa pela universidade de destino.

9- Como dar entrada nos documentos para Intercâmbio?
Os interessados devem acessar a “home-page” da ACII e verificar os procedimentos. Caso se tenha dúvidas, entrar em contato com a ACII. Após reunir todos os documentos necessários e devidamente preenchidos, o interessado deverá dar entrada no protocolo central da UFRA (localizado na Reitoria), para formalizar um processo no SIPAC, encaminhando os documentos para Assessoria Internacional da UFRA.

10- Como informar a PROEN que vou fazer intercâmbio?
Ao recebermos o processo do aluno no SIPAC, informamos a PROEN que o aluno entrou em mobilidade e solicitamos que seja realizado o devido registro no histórico escolar do discente.

11- O que fazer quando voltar do Intercâmbio?
Ao retornar o discente deverá fazer o memorial das atividades realizadas e apresentar documento contendo um Seminário que será apresentado pelo aluno a Comunidade Acadêmica. O interessado deve preencher o Anexo III e encaminhar via SIPAC para Assessoria Internacional da UFRA, que em seguida, informará à PROEN que o aluno retornou e está apto a fazer sua matrícula no SIGAA da UFRA.

12- Posso alterar a data da minha viagem?
Se o aluno foi sido contemplado no Edital do Japão, o aluno não poderá mudar a data da viagem, pois as passagens são compradas pela Universidade de NODAI, assim sendo, não é possível alterar ou escolher o dia e a hora da viagem. Caso o aluno seja contemplado por edital do Ibero Americanas Santander, a passagem é adquirida pelo próprio aluno, que deverá viajar a qualquer dia, desde que seja dentro da vigência do programa e respeitado o início das aulas na Universidade de destino.

13- O que fazer em caso de desistência?
Se o aluno desistir de fazer mobilidade, deverá comunicar imediatamente a Assessoria Internacional por meio de documento protocolado pelo SIPAC e devolver os recursos destinos a ele.

14- Preciso solicitar crédito das disciplinas cursadas durante o Intercâmbio?
O aluno poderá solicitar os créditos das disciplinas cursadas ao retornar para UFRA.

15- Como solicitar um histórico traduzido para Inglês ou Espanhol?
O aluno deverá protocolar seu pedido de histórico traduzido, via SIPAC, direto para PROEN. Após verificar se o solicitante ainda possui vínculo ativo com a UFRA, a PROEN encaminhará o pedido para ACII que realizará a
tradução e enviará à PROEN para que providencie a entrega do documento devidamente assinado ao aluno.