Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

Portuguese English Japanese Spanish
Página inicial > Apresentação
Início do conteúdo da página

Apresentação

Publicado: Sexta, 24 Janeiro 2014 15:18 | Última Atualização: Segunda, 01 Julho 2019 11:54 | Acessos: 2843

Apresentação Assessoria de Cooperação Interinstitucional e Internacional (ACII)

A Assessoria de Cooperação Interinstitucional e Internacional (ACII) é uma unidade administrativa que compõe a Reitoria da UFRA, e tem a atribuição de articular-se com organismos do país e do exterior, no sentido de estabelecer mecanismos de cooperação mútua com a Universidade, com vistas ao desenvolvimento de projetos e parcerias no campo do ensino, da pesquisa e da extensão.

Sua atuação promove o estreitamento das relações entre a UFRA e outras instituições tanto nacionais quanto internacionais, a fim de produzir conhecimento de ponta, assim como aperfeiçoar a formação dos nossos docentes, discente e técnicos-administrativos.

As atividades desenvolvidas pela ACII são: orientação, tramitação e acompanhamento dos documentos de cooperação firmados entre a UFRA e instituições nacionais e internacionais; atendimento a alunos, professores e pesquisadores de outras instituições interessados em estudar, desenvolver pesquisas ou outras atividades de caráter acadêmico-científico na UFRA;  divulgação das oportunidades acadêmicas internacionais junto à comunidade universitária; e, condução do processo de internacionalização na UFRA, como estratégia de crescimento institucional e de qualificação das atividades acadêmicas.

A fim de atender as demandas institucionais, a ACII subdivide-se em cinco frentes de trabalho: Secretaria Executiva, Cooperação Acadêmica, Mobilidade Acadêmica, Assuntos Estratégicos e Idiomas.

Secretaria Executiva

Tem a função de prestar esclarecimentos relativos às questões de internacionalização e cooperações acadêmicas em geral; recebimento e informações sobre documentos; orientações acerca de editais de mobilidade e assuntos relacionados, presencialmente ou por meio dos contatos fornecidos. Atende a comunidade acadêmica da UFRA, bem como o público em geral.

Cooperação Acadêmica

No âmbito da Cooperação Acadêmica a ACII desenvolve as funções de elaboração das minutas dos instrumentos jurídicos, orientação dos coordenadores das parcerias internacionais e interinstitucionais no preenchimento da minuta, na elaboração do plano de trabalho (quando houver) e na negociação das cláusulas com a instituição parceira, na tramitação interna do documento, até culminar na viabilização da assinatura da parceria. Atualmente a UFRA trabalha com três tipos de instrumento, os quais possuem minuta padrão: Acordo de Cooperação, Protocolo de Intenções e Memorando de Entendimento.

Mobilidade Acadêmica

As oportunidades de mobilidade acadêmicas, frutos de parcerias institucionais da UFRA ou de livre demanda, são administrados pela ACII. O setor é responsável por elaborar os editais de seleção, divulgar as oportunidades, conduzir o processo seletivo, viabilizar a implementação da bolsa, orientar o interessado no processo de saída da UFRA, acompanhar o discente ou servidor durante a mobilidade, e orientar a conclusão e retorno do mesmo.

Assuntos Estratégicos

A Assessoria de Cooperação Interinstitucional e Internacional tem a função de buscar novas oportunidades, parcerias e financiamentos, na esfera nacional e internacional, para o impulsionar o processo de internacionalização da instituição, assim como cooperar para o melhor desenvolvimento do tripé universitário.

Idiomas 

Emissão de Documentos em Inglês

ACII é responsável pela emissão de documentos acadêmicos em língua inglesa, tais como histórico escolar, declaração de provável conclusão de curso, declaração de realização de intercâmbio. Para solicitar o documento o discente ativo deverá protocolar solicitação direcionando inicialmente o pedido justificado ao setor responsável pela emissão do documento em português (histórico e declaração de graduação à PROEN, histórico e declaração de pós-graduação à PROPED, declaração de intercâmbio à ACII), o setor responsável encaminhará o documento em português à ACII para tradução.

Recepção de Comitivas Estrangeiras

A ACII também é encarregada de acompanhar e/ou organizar a recepção de comitivas institucionais estrangeiras, apresentando as instalações da UFRA e agendando reuniões entre os pesquisadores quando solicitado. A mencionada recepção poderá ser realizada em português, inglês ou espanhol. Para solicitar este tipo de recepção, caso o interessado seja servidor da UFRA, deverá protocolar antecipadamente processo via SIPAC solicitando o serviço, especificando os detalhes da visita, e caso o interessado seja externo poderá entrar em contato por meio do e-mail da ACII. A ACII deverá se manifestar por escrito, via processo ou e-mail, sobre a possibilidade de ou não atendimento à solicitação.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página